No dia 19 de setembro de 2012, na Unidade Bom Pastor da UFFS, foi realizada a oficina Roda de Conversa e a Metodologia da Unidade de Aprendizagem envolvendo os/as bolsistas ID, coordenadores e supervisores do projeto PIBID da UFFS, campus Chapecó. A oficina foi ministrada pela Professora Aline Machado Dorneles da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Esta oficina teve como objetivo a troca de experiências entre os/as integrantes dos projetos PIBID da UFFS/Chapecó e entre metodologias utilizadas. Dessa maneira, logo no início, a professora Aline salientou da importância de um momento como este e afirmou que é preciso desenvolver mais ações como esta, para que os PIBIDs criem uma “identidade” e troquem ideias.
Ela enfatizou que “As Rodas de Formação são compreendidas como espaços de partilha, de cooperação e de aprendizagem.” (SOUZA, 2011). Salientou que é preciso saber ouvir os outros, respeitar suas opiniões e a diversidade existente entre os seres humanos. Também que o/a bolsista PIBID deve trabalhar com o/a professor/a e que este projeto não surgiu para “quebrar galho” da escola e sim, como um auxílio para a mesma.
Aline informou ainda que “as Unidades de Aprendizagem (UA) são modos de planejar, elaborar e organizar os trabalhos em sala de aula” e que podem constituir-se de “excursões” de discursos sociais e científicos com intensa participação de professores e alunos.” (GALIAZZI et al, 2004; MORAES e GOMES, 2007). Salientou ainda que as UA são importantes espaços de socialização e organização de experiências. Em seguida, argumentou que o aprender consiste em uma reconstrução permanente de conhecimento já existente e em um processo que se dá por apropriação de novos discursos sociais, envolvendo intensamente a linguagem e a pesquisa. Assim, as UA devem ocorrer como processo coletivo e possuir mediação do professor. Após essa contextualização, a Professora Aline Machado Dorneles pediu para que os participantes pensassem em temas que perpassam o campo docente em todas as áreas e que fossem de amplo debate. Foram levantados vários temas, dentre eles: Direitos Humanos, diferenças, inclusão, ensino para jovens; mídia e educação, políticas públicas educacionais, formação docente do século XXI. O tema escolhido (por votação) para debate foi Formação Docente do Século XXI. Em seguida, a Professora enfatizou as seguintes questões, gerando amplo debate em sala: 01. Porque consideramos este tema importante? 02. O que entendemos sobre o tema? 03. Quais as perguntas que temos sobre o tema?
A partir de então, a discussão voltou-se para a dificuldade que o professor enfrenta em sala de aula para fazer com que os estudantes desafiem-se a perguntar suas dúvidas. Sugere que uma forma de pesquisa é “fazer perguntas”. Assim, desenvolvemos uma atividade em que cada participante, em dupla ou só, escreveu o que compreende sobre o tema em questão.
Com esta atividade e discussão, a professora Aline pretendia: Promover o diálogo sobre o tema escolhido; Escrever as ideias iniciais e perguntas sobre o tema; Aproximar as ideias sobre o tema; Criar as categorias; Produzir um texto e/ou atividades para cada categoria. Durante o debate, surgiu questões como: políticas públicas, como podemos garantir a formação docente de qualidade e porque há tanta defasagem no campo da educação.
A professora Aline argumentou que um professor deve conhecer várias metodologias para o desenvolvimento de suas aulas. A Roda de Conversa pode ser uma metodologia aplicada em sala de aula, mas, para que ela realmente aconteça e alimente a construção dos conhecimentos, é necessário o registro, que é um instrumento para a sistematização e organização dos mesmos (WARSCHAUER, 1993).
Como última atividade da oficina produzimos, em equipes, caleidoscópios. Ao final se fez uma avaliação e ficou evidente: a importância de trabalho coletivo em todas as etapas, a diversificação de cores e desenhos do produto, a delicadeza e o consenso do trabalho em grupo, a utilização de materiais simples e o término complexo. Assim, enfatizou-se a questão de que pequenos movimentos transformam-se em grandes realizações. O projeto PIBID pode ser visto assim: pequenas ações podem contribuir de forma significativa nas formações acadêmicas e em atuações profissionais de sucesso.
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