quinta-feira, 18 de abril de 2013

Formação sobre Dimensões Epistêmicas no Processo Educativo com Junior Romanzini


     No dia vinte e sete de fevereiro de 2013 o grupo do PIBID Ciências Sociais teve a oportunidade de fazer uma formação qualificada como o mestrando em Ciências da Educação (UPA), assistente social e professor, Junior Romanzini. Este, veio através do convite da coordenadora do projeto e por meio de indicação de pibidianos proporcionar uma capacitação sobre as dimensões epistêmicas no processo educativo.
    A pauta do dia era baseada em atividades sobre o processo educativo, o instrumento e a instrumentalidade do professor, o bom e o ruim professor, múltiplas capacidades, desenvolvimento Luriano, mapa mental e mapa conceitual.

      Neste dia, ficou ressaltado para os pibidianos que as dimensões epistêmicas do processo educativo, ou seja, o ensinar e o aprender, necessita de algumas dimensões educativas sendo elas: teórico-metodológicas, a ético-política e técnico-operativas, assim tem-se tudo que um professor necessita para dar uma aula. Além disso, aprendemos com base no desenvolvimento Luriano que devemos mandar informações para todas as partes do cérebro (canal occipital, canal temporal e canal parietal somestésico). 
     Diante das atividades propostas além de aprender a construir o mapa mental – memorização e o mapa conceitual – associações, que são instrumentos, Junior ao fim de nosso encontro estabeleceu dois conceitos. O primeiro conceito é que o conhecimento sempre provoca emoções e, o segundo, é que quando o conhecimento não é descoberto, eu troco a minha dúvida pela do outro, isso faz nascer a troca de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário