segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Alunos do ensino médio participam de oficina de Podcast em atividade do PIBID de Ciências Sociais do Campus Chapecó

Muito mais do que um bate-papo. Uma oportunidade de aprender a produzir conteúdo para a internet e debater sobre as relações entre colegas de sala de aula.
Foi isso que os estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Marechal Bormann vivenciaram na noite de segunda-feira (02), numa oficina de Podcast realizada pelos estudantes e bolsistas do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó.
Com a orientação do professor do Campus Chapecó, Leonardo Santos, os alunos conversaram sobre preconceitos. Ali tiveram a oportunidade de expor aos colegas como se sentiam com determinadas brincadeiras e falas preconceituosas vindas dos colegas como, por exemplo, o preconceito religioso ou sobre o lugar onde moram. Também falaram sobre as atividades que já desenvolveram com essa temática e sobre as relações afetivas na escola.
Para a estudante de Ciências Sociais da UFFS – Campus Chapecó, Ana Paula Wizniewski, a ideia de trazer temas sobre relações afetivas e preconceitos para os alunos foi baseada na observação do próprio cotidiano da escola. “A escola, além de um espaço de ensino-aprendizagem, também é um local de integração social, então foi importante saber o que eles pensam e como se sentem quando vivenciam determinadas experiências”, afirmou.
Podcast
Antes da gravação, o professor Leonardo Santos explicou sobre o que é um Podcast e como os estudantes podem aproveitar para produzir conteúdo. “Podcast é um programa de rádio para internet e tem inúmeras vantagens, como não precisar esperar um determinado horário para ouvir o programa e poder carregar consigo para ouvir onde quiser”, explicou.
Para Santos, o Podcast também é uma possibilidade de qualquer pessoa produzir seu próprio conteúdo ou sua programação de músicas, o que tem tudo a ver com a democratização da comunicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário