Muito
mais do que um bate-papo. Uma oportunidade de aprender a produzir
conteúdo para a internet e debater sobre as relações entre colegas
de sala de aula.
Foi
isso que os estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola de
Educação Básica Marechal Bormann vivenciaram na noite de
segunda-feira (02), numa oficina de Podcast realizada pelos
estudantes e bolsistas do Programa Institucional Bolsa de Iniciação
à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais da Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó.
Com
a orientação do professor do Campus Chapecó, Leonardo Santos, os
alunos conversaram sobre preconceitos. Ali tiveram a oportunidade de
expor aos colegas como se sentiam com determinadas brincadeiras e
falas preconceituosas vindas dos colegas como, por exemplo, o
preconceito religioso ou sobre o lugar onde moram. Também falaram
sobre as atividades que já desenvolveram com essa temática e sobre
as relações afetivas na escola.
Para
a estudante de Ciências Sociais da UFFS – Campus Chapecó, Ana
Paula Wizniewski, a ideia de trazer temas sobre relações afetivas e
preconceitos para os alunos foi baseada na observação do próprio
cotidiano da escola. “A escola, além de um espaço de
ensino-aprendizagem, também é um local de integração social,
então foi importante saber o que eles pensam e como se sentem quando
vivenciam determinadas experiências”, afirmou.
Podcast
Antes
da gravação, o professor Leonardo Santos explicou sobre o que é um
Podcast e como os estudantes podem aproveitar para produzir conteúdo.
“Podcast é um programa de rádio para internet e tem inúmeras
vantagens, como não precisar esperar um determinado horário para
ouvir o programa e poder carregar consigo para ouvir onde quiser”,
explicou.
Para
Santos, o Podcast também é uma possibilidade de qualquer pessoa
produzir seu próprio conteúdo ou sua programação de músicas, o
que tem tudo a ver com a democratização da comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário