O bolsista e acadêmico de Ciências Sociais, Rafael
Fernando Lewer, propôs e desenvolveu uma atividade diferenciada na
disciplina de Sociologia com estudantes do primeiro ano do ensino
médio da EEB. Marechal Bormann, supervisão do professor Tarcísio
Briguenti. O tema proposto era Modo de Produção
Taylorista/Fordista, mas foi ampliado para outros dois modos de
produção: Núcleo Familiar (Paternal) e Toyotismo.
Como método de ensino, optou por apresentar e vivenciar
o conteúdo modos de produção se criou uma fábrica fictícia de
origamis, no caso, produção do Origami Gioco Inferno e Paradiso.
Para realizar esta atividade, a turma foi dividida em
três grandes grupos, cada um representando um modo de produção:
Equipe 01. Modo de Produção de Núcleo Familiar.
Este modo é constituído pela figura paterna, além da mulher e
filhos. Neste modo de produção capitalista, a coordenação do
processo está na figura paterna. É ele que recebe os materiais para
montagem do produto, vai coordenar e administrar a renda da produção,
embora a família tenha conhecimento sobre todo o processo de
produção. De forma alegórica, foi a figura paterna que administrou
e coordenou a produção dos origamis.
Equipe 02. Modo de Produção Taylorista/Fordista.
Neste modelo, a produção ocorre em escalas, já não existe mais
família, todos são funcionários dentro de uma fábrica, recebendo
salários, e montando o mesmo produto massivamente, sem diversidade
de produtos, ou mesmo condições adequadas de trabalho. O trabalho é
dividido, cada funcionário faz uma pequena parte do processo de
produção, não tendo domínio ou controle sobre ele. Para
experenciar este modo de produção se criou uma fábrica fictícia
de origamis onde cada integrante desta equipe ficou responsável por
parte da produção, ou seja, a produção ocorreu em série, ao
mesmo tempo, sem deixar acumular material na esteira.
Equipe 03. Modo de Produção Toyotista. Neste
modo de produção o trabalho também é dividido e cada funcionário
é responsável por uma pequena parte do processo produtivo. A
diferença do modo de produção fordista é que aqui há
diversificação da produção. Este modelo é também chamado de
capitalismo humanista, pois prevê algumas formas de melhorar a
qualidade de trabalho dos funcionários. Também nesta atividade,
cada integrante da equipe ficou responsável por uma dobra do
origami, com a diferença de que o mesmo deveria ser com qualidade e
os produtos eram diferenciados. Isto fez com que fosse necessário
dividir a equipe em duas e produzir produtos diferentes ao mesmo
tempo.
Conhecer e refletir sobre os modos de produção
capitalista utilizando o concreto e a ludicidade permitiu aos
estudantes participantes vivenciar as dificuldades de produção e
compreender as diferenças entre os modos de produção apresentados.
Após esta atividade e para aprofundar o conteúdo, foi
exibido e debatido o documentário “Carne e Osso” que mostra e
reflete sobre as dificuldades dos trabalhadores e o cotidiano da
produção de carnes no Brasil. Além disto, foi indicada a leitura
de um texto didático.
Como avaliação das atividades foi solicitada que os
estudantes identificassem no documentário, qual era o Modo de
Produção do Sistema Capitalista presente, e produzissem um texto
argumentando sua afirmação com base na dinâmica e no texto
didático.
Ao final das atividades, constatou-se que o aprendizado
dos estudantes participantes foi bastante significativo e que o uso
de diferenciadas metodologias de ensino pode facilitar o entendimento
de categorias sociológicas complexas como modo de produção,
exploração, produção em série, mais-valia. Além disto, é
importante ressaltar que o aprendizado pode ser facilitado se
estudantes se identificarem com os conteúdos propostos e isto pode
ocorrer através do uso de recursos lúdicos, visuais, e concretos.
Imagem disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Ugs_aDPtv5k
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