Professores,
acadêmicos e comunidade externa reuniram-se nesta quinta-feira (12)
na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó
para a socialização e encerramento de projetos do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foram
apresentados artigos, trabalhos acadêmicos e dinâmicas em grupo.
Tudo alusivo à iniciativa que promove a aproximação entre a
universidade e as escolas.
Seis projetos dos
cursos de licenciatura em Pedagogia, Ciências Sociais, Geografia,
Letras, História e Filosofia foram desenvolvidos nos últimos 30
meses em escolas públicas da rede estadual de Chapecó. “Foi uma
experiência transformadora que auxiliou em muito, inclusive na
formação para a docência. O PIBID proporcionou mais segurança
para entrar em sala de aula”, disse Maico Junior Magri, acadêmico
da sétima fase do curso de Ciências Sociais, integrante no projeto
implantado na Escola Marechal Bormann.
A professora Noeli
Gemelli Realli coordenou o trabalho das acadêmicas do curso de
Pedagogia nos projetos implantados nas escolas Lara Ribas e Valeska
Parisotto. Emocionada, ela disse que o PIBID já provou que veio para
ficar. “É uma experiência fantástica que transformou muitas
vidas”, afirmou.
A coordenadora geral
do PIBID, professora Maria Lucia Maraschin, disse que os pibidianos
são o resultado visível da evolução na leitura, na escrita e
oralidade proporcionadas pela integração universidade-escola. Ela
anunciou que para 2014 a UFFS terá 23 projetos nos campi, reunindo
mais de 400 acadêmicos. Serão seis projetos para as seis
licenciaturas existentes no Campus Chapecó e mais um projeto
interdisciplinar que objetiva promover o diálogo entre várias
áreas.
O professor Jeferson
Saccol – coordenador local do PIBID – explicou que os trabalhos
iniciam em março e prosseguem por dois anos, sendo prorrogáveis por
mais dois anos. “É o resultado de uma política pública que
prioriza a qualidade nas licenciaturas”, finalizou Saccol.
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