quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Conhecendo experiências educacionais de sucesso

No dia 09 de outubro de 201 nove integrantes do PIBID Ciências Sociais da UFFS, Chapecó (Tânia, Leandra, Sandra, Rafael, Maico, Ivanir e Ana Paula) realizaram uma viagem de mais de 300 quilômetros para conhecer duas experiências educacionais de sucesso, uma vinculada a rede municipal e outra estadual.
A primeira experiência escolar de sucesso que o grupo conheceu foi em São João do Oeste, conhecido por receber diversas vezes o prêmio “município mais alfabetizado do Brasil”. A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes de educação, Sra Silvane Inês S. Baumgarten, orientou a visita do grupo naquele município, que deveria iniciar pela experiência educacional desenvolvida no Centro Educacional São João do Oeste. Nesta escola, que realiza uma formação em duas línguas estrangeiras (alemão e inglês), o grupo foi recebido pela diretora Aline Rambo, e recebeu atenção de outras professoras e professores. O grupo conheceu a estrutura física da escola (salas de aulas da escola, piscina, ginásio de esportes coberto, parque coberto com brinquedos e outros espaços), além da biblioteca municipal. Fomos informados que além dos/as docentes, os estudantes de escolas municipais contam com o apoio de especialistas em educação, além de psicólogo e fonoaudiólogo. Todas as professoras enfatizaram que o compromisso é com a formação do estudante e que, para tanto, lançam mão de todas as estratégias e recursos possíveis, inclusive ludicidade e afetividade.
Mais do que estrutura ou beleza, o que de fato impactou o grupo na visita a esta instituição escolar, foi a dedicação dos/as docentes e especialistas na formação personalizada de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.
 
Foto: Tânia Welter
Foto: Tânia Welter


Na sequência, o grupo viajou para conhecer a segunda experiência educacional de sucesso: a Educação Integral e Bilingue realizada na Escola de Ensino Fundamental Porto Novo, em Itapiranga, município que faz fronteiras com o Rio Grande do Sul e a Argentina.

 Foto: Tânia Welter

Nesta escola, que atende estudantes do primeiro ano à oitava série do ensino fundamental, o grupo foi recepcionado de forma muito carinhosa pelo diretor Paulo Ludwig e pela assistente técnico-pedagógico, Andrea Gretzler de Freitas. Durante duas horas, teve o privilégio de assistir a um espetáculo musical (flauta e piano) apresentado de forma improvisada por estudantes de terceiro ano com direção do professor Henrique Babick; conhecer o projeto “Memórias Vivas” a partir da exposição de estudantes e do professor Leandro Meyer; ouvir o discurso sobre corrupção do estudante Leonardo Sausen que foi preparado para o concurso nacional de Oratória realizado na cidade do Rio de Janeiro; conhecer a disciplina de Sociologia ministrada em todas as séries do ensino fundamental pela professora Vera Lúcia Carpes Schneider; conhecer a estrutura e a rotina da escola; acompanhar aulas de jogos, natação, leitura; conhecer projetos de sustentabilidade e ações educacionais.

Foto: Tânia Welter
Conhecer o trabalho realizado por estes/as profissionais da educação nas duas escolas públicas foi muito impactante para os/as integrantes do PIBID Ciências Sociais. Além de um enorme aprendizado, ficou claro que é possível realizar um trabalho educacional qualificado, comprometido e inclusivo em instituições públicas.

Foto: Tânia Welter
Para maiores informações sobre a escola: http://epiportonovo.blogspot.com.br/
****************************************************************
A matéria abaixo sobre esta visita está disponível no blog da EEF Porto Novo:
Escola recebe visita de acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul”

Na tarde de ontem, 09/10, acadêmicos do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul visitaram a EEF Porto Novo, a fim de conhecer melhor o Projeto de Tempo Integral, além de saber como funciona as aulas de Sociologia da escola.
Na ocasião os alunos da turma 51, juntamente com o professor Felipe, apresentaram uma música acompanhada de flauta e piano e o aluno Leonardo apresentou seu texto, vencedor do Concurso de Oratória. Também foi apresentado o blog de história local, classificado para representar a SDR de Itapiranga na Feira de Ciências e Tecnologias em Lages - SC. A professora Vera que ministra as aulas de Sociologia na escola, também falou das metodologias usadas em suas aulas.
A escola agradece à visita e está de portas abertas sempre para recebê-los novamente!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário