A bolsista PIBID
Ciências Sociais Leandra Batista de Azevedo relata sobre a
oportunidade de orientar o bolsista de iniciação científica no
ensino médio (ICJ – CNPq/UFFS) Matheus Lucas Garda na elaboração
e desenvolvimento do projeto de pesquisa “Processo de Ensino e
Aprendizagem entre Professores e Estudantes da Escola de Educação
Básica Druziana Sartori na Disciplina de Matemática” realizada
nos meses de outubro e novembro de 2013. A dinâmica foi ler o
projeto já construído pelo bolsista Matheus, dar orientações para
focalizar a pesquisa, correção do projeto, orientação para
apresentação do projeto, participar numa banca avaliadora de
apresentação do projeto e orientação para aplicação dos
instrumentais de pesquisa: entrevistas semi-estruturadas com
professores de Matemática e aplicação de questionários com
estudantes.
Segundo Leandra,
esta oportunidade de orientação foi enriquecedora para ambas as
partes, especialmente porque percebe que se aprende muito mais em
processos dialógicos. Leandra deseja a Matheus sucesso em sua
caminhada como pesquisador e sai dessa primeira etapa sentindo muito
orgulho pela oportunidade de orientação e compromisso de Matheus
com o projeto e o processo de formação, mas acima de tudo, orgulho
de ter feito parte deste projeto e dos objetivos que cercam o
programa de iniciação científica no ensino médio do CNPq.
Nenhum comentário:
Postar um comentário