sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

EXPERIÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

A bolsista PIBID Ciências Sociais Leandra Batista de Azevedo relata sobre a oportunidade de orientar o bolsista de iniciação científica no ensino médio (ICJ – CNPq/UFFS) Matheus Lucas Garda na elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa “Processo de Ensino e Aprendizagem entre Professores e Estudantes da Escola de Educação Básica Druziana Sartori na Disciplina de Matemática” realizada nos meses de outubro e novembro de 2013. A dinâmica foi ler o projeto já construído pelo bolsista Matheus, dar orientações para focalizar a pesquisa, correção do projeto, orientação para apresentação do projeto, participar numa banca avaliadora de apresentação do projeto e orientação para aplicação dos instrumentais de pesquisa: entrevistas semi-estruturadas com professores de Matemática e aplicação de questionários com estudantes.
Segundo Leandra, esta oportunidade de orientação foi enriquecedora para ambas as partes, especialmente porque percebe que se aprende muito mais em processos dialógicos. Leandra deseja a Matheus sucesso em sua caminhada como pesquisador e sai dessa primeira etapa sentindo muito orgulho pela oportunidade de orientação e compromisso de Matheus com o projeto e o processo de formação, mas acima de tudo, orgulho de ter feito parte deste projeto e dos objetivos que cercam o programa de iniciação científica no ensino médio do CNPq.


Nenhum comentário:

Postar um comentário