quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Integrantes do PIBID participam na coordenação e evento de encerramento do PIBIC EM

A coordenadora Tânia Welter e os/as integrantes do PIBID Ciências Sociais Leandra Batista de Azevedo, Maico Junior Magri, Ana Paula Wizniewski, Sandra Naysinger Mariano e Rafael Fernando Lewer participaram no dia 09 de dezembro de 2013 do evento “PIBIC EM: experiência de iniciação científica no ensino médio”. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados parciais do projeto de iniciação científica no ensino médio “Antropologia, Educação e Diversidade”. Este projeto teve início em fevereiro de 2013, foi financiado com recursos do CNPq, esteve vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS e foi coordenado por Tânia Welter. As atividades foram coordenadas de forma voluntária pelo acadêmico Rafael Fernando Lewer e contou com a atuação docente e orientação de pesquisa dos/as integrantes do PIBID de Ciências Sociais. Este projeto envolveu nove estudantes de ensino médio, vinculados as seguintes escolas da rede pública de Chapecó: EEB Marechal Bormann (Bairro Centro), EEB Ernesto Bertaso (São Cristóvão) e EEB Druziana Sartori (Palmital).

Os dados gerais e atividades realizadas no projeto entre fevereiro e dezembro de 2013 foram apresentados pela coordenadora Tânia Welter e pelo coordenador de atividades, Rafael Fernando Lewer. Logo a seguir, foram apresentadas avaliações da participação, tanto de bolsistas do Projeto PIBID (CAPES/UFFS) e acadêmicos de Ciências Sociais, quanto dos bolsistas PIBIC EM (CNPq/UFFS) a partir da intervenção de Eliza Constansi.

Foto: Tânia Welter

 A seguir foram apresentados dois projetos de pesquisa:
  1. Violências na escola na visão de estudantes: um estudo de caso (Stephany Maggioni dos Santos e Amanda Haiduk) com objetivo de investigar ações violentas envolvendo estudantes de ensino médio da Escola de Educação BásicaDruziana Sartori, bairro Palmital. Este projeto contou com a orientação da bolsista Leandra Batista de Azevedo.
  2. Processo de ensino e aprendizagem entre estudantes e professores da EEB Druziana Sartori na disciplina de Matemática (Matheus Lucas Garda) com objetivo de investigar sobre as dificuldades encontradas nos processos de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática do 1º ano do Ensino Médio desta escola. Este projeto contou com a orientação da bolsista Sandra Naysinger Mariano.
Após as apresentações, abriu-se para debate, questões e comentários. O evento encerrou de forma muito agradável com uma apresentação musical feita pela bolsista PIBIC EM, Eliza Constansi e um lanche coletivo.
Foto: Maria Alice Canzi Ames
 Além de diretores, professores, especialistas e acadêmicos em Ciências Sociais da UFFS, participaram deste evento estudantes de escolas da rede estadual de ensino de Chapecó, familiares e amigos dos/as bolsistas PIBIC EM. O evento permitiu uma maior aproximação e diálogo entre profissionais e estudantes da universidade, instituições de educação básica e comunidade externa.

Foto: Rafael Fernando Lewer.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário