A
partir do tema comunicação e tendo como público-alvo os bolsistas
do Projeto "Antropologia, Educação e Diversidade" (PIBIC
EM/CNPq/UFFS), foi realizado no mês de julho a oficina intitulada
“As mídias como ferramentas de educação”, que teve na
coordenação as bolsistas do PIBID Ciências Sociais, Chapecó:
Leandra Batista de Azevedo, Ana Paula Wizniewski, Ivanir Fátima Be,
Sandra Naysinger Mariano e Tais Andreia Camargo Aguirre.
O
principal objetivo do projeto foi mostrar aos jovens estudantes
ferramentas de comunicação para agregar na cidadania e no espaço
escolar. Objetivava também proporcionar um espaço de conhecimento e
discussão sobre mídias e de como utilizar essas mídias na escola
ou fora dela.
O
projeto foi desenvolvido em diversas etapas e durou um mês. A
primeira etapa teve como objetivo apresentar a mídia rádio e
percebê-la como veículo de comunicação acessível e com baixo
custo de produção. Em seguida foi realizada uma oficina de mídia
rádio para conhecer formas de produção e utilização deste meio
de comunicação. A oficina foi realizada em três momentos: a) Dia
18 de julho: foi realizada uma formação sobre comunicação,
apresentada a história da rádio e da Rádio Chapecó, realizada uma
reflexão sobre rádio novela e como atividade prática, cada
participante produziu um anúncio publicitário sobre si mesmo; b)
Dia 23 de julho: foi organizada uma visita a Rádio Chapecó e
socializado os anúncios produzidos no encontro anterior; c) Dia 30
de julho: exercício sobre música e comunicação, oficina sobre
Podcast com o professor Leonardo Rafael Santos Leitão (UFFS).
Durante
a oficina, foi gravado um Podcast sobre livros (disponivel em
http://mais.uol.com.br/view/81sl0obyivrg/pibic--ciencias-sociais--podcast-livros-04020E1A3566C4B14326?types=A). Esta
produção tinha como objetivos: desenvolver habilidades cognitivas
nos participantes, permitir que estes tenham o conhecimento de como a
mídia pode ser usada em prol do processo de ensino-aprendizagem e
promover o desenvolvimento da interdisciplinaridade no âmbito
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário