sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mídias como Ferramentas de Educação

A partir do tema comunicação e tendo como público-alvo os bolsistas do Projeto "Antropologia, Educação e Diversidade" (PIBIC EM/CNPq/UFFS), foi realizado no mês de julho a oficina intitulada “As mídias como ferramentas de educação”, que teve na coordenação as bolsistas do PIBID Ciências Sociais, Chapecó: Leandra Batista de Azevedo, Ana Paula Wizniewski, Ivanir Fátima Be, Sandra Naysinger Mariano e Tais Andreia Camargo Aguirre.
O principal objetivo do projeto foi mostrar aos jovens estudantes ferramentas de comunicação para agregar na cidadania e no espaço escolar. Objetivava também proporcionar um espaço de conhecimento e discussão sobre mídias e de como utilizar essas mídias na escola ou fora dela.
O projeto foi desenvolvido em diversas etapas e durou um mês. A primeira etapa teve como objetivo apresentar a mídia rádio e percebê-la como veículo de comunicação acessível e com baixo custo de produção. Em seguida foi realizada uma oficina de mídia rádio para conhecer formas de produção e utilização deste meio de comunicação. A oficina foi realizada em três momentos: a) Dia 18 de julho: foi realizada uma formação sobre comunicação, apresentada a história da rádio e da Rádio Chapecó, realizada uma reflexão sobre rádio novela e como atividade prática, cada participante produziu um anúncio publicitário sobre si mesmo; b) Dia 23 de julho: foi organizada uma visita a Rádio Chapecó e socializado os anúncios produzidos no encontro anterior; c) Dia 30 de julho: exercício sobre música e comunicação, oficina sobre Podcast com o professor Leonardo Rafael Santos Leitão (UFFS).


























Durante a oficina, foi gravado um Podcast sobre livros (disponivel em http://mais.uol.com.br/view/81sl0obyivrg/pibic--ciencias-sociais--podcast-livros-04020E1A3566C4B14326?types=A). Esta produção tinha como objetivos: desenvolver habilidades cognitivas nos participantes, permitir que estes tenham o conhecimento de como a mídia pode ser usada em prol do processo de ensino-aprendizagem e promover o desenvolvimento da interdisciplinaridade no âmbito escolar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário