As bolsistas de
iniciação à docência (PIBID/CAPES) Ana Paula Wizniewski, Camila
Pelegrini e Leandra Batista de Azevedo, realizaram a “Oficina de
Leitura e Redação” no dia 30 de abril de 2013 com os bolsistas de
iniciação científica junior (PIBIC EM/CNPq) vinculados ao Projeto
“Antropologia, Educação e Diversidade”. A oficina foi realizada
nas dependências na unidade Bom Pastor, Universidade Federal da
Fronteira Sul, Chapecó e tinha os seguintes objetivos: 01.
Possibilitar
aos bolsistas
de iniciação científica junior melhorar a escrita;
02. Criar uma oportunidade de releitura, reavaliação e reescrita
dos próprios textos; 03. Criar um espaço de reflexão e
aprendizagem com os próprios erros gramaticais.
A
atividade foi realizada em diversos momentos e partir dos textos
escritos anteriormente pelos estudantes.
1º
momento: a bolsista Ana Paula Wizniewski fez a contextualização dos
erros ortográficos e gramaticais presentes nos textos dos
participantes, argumentando o que não é considerado válido para
uma redação escolar.
2º
momento: a bolsista Camila Pelegrini fez a contextualização do que
é e do que deve conter nas seguintes partes básicas de uma redação:
Introdução; Desenvolvimento; Conclusão.
3º
momento: a bolsista Leandra Batista de Azevedo coordenou o momento
das trocas dos textos dos participantes, sendo que nesse momento, os
mesmos tiveram que ler e corrigir os textos que receberam de acordo
com as explicações e apontamentos anteriores.
4º
momento: para finalizar, de maneira coletiva, as bolsistas orientaram
que cada bolsista PIBID ajudasse um bolsista PIBIC EM a reescrever
seu texto com base nas explicações e apontamentos anteriores e
também, nos apontamentos dos colegas.
Assim,
depois da avaliação de todos os participantes, a atividade foi
finalizada com sucesso. Para a coordenadora do Sub-Projeto PIBID
Ciências Sociais, Tânia Welter, “O aprendizado é constante e nós
aprendemos muito mais quando ensinamos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário