terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Oficina de Leitura e Redação com bolsistas de Iniciação Científica Júnior

As bolsistas de iniciação à docência (PIBID/CAPES) Ana Paula Wizniewski, Camila Pelegrini e Leandra Batista de Azevedo, realizaram a “Oficina de Leitura e Redação” no dia 30 de abril de 2013 com os bolsistas de iniciação científica junior (PIBIC EM/CNPq) vinculados ao Projeto “Antropologia, Educação e Diversidade”. A oficina foi realizada nas dependências na unidade Bom Pastor, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó e tinha os seguintes objetivos: 01. Possibilitar aos bolsistas de iniciação científica junior melhorar a escrita; 02. Criar uma oportunidade de releitura, reavaliação e reescrita dos próprios textos; 03. Criar um espaço de reflexão e aprendizagem com os próprios erros gramaticais.
A atividade foi realizada em diversos momentos e partir dos textos escritos anteriormente pelos estudantes.
1º momento: a bolsista Ana Paula Wizniewski fez a contextualização dos erros ortográficos e gramaticais presentes nos textos dos participantes, argumentando o que não é considerado válido para uma redação escolar.
2º momento: a bolsista Camila Pelegrini fez a contextualização do que é e do que deve conter nas seguintes partes básicas de uma redação: Introdução; Desenvolvimento; Conclusão.
3º momento: a bolsista Leandra Batista de Azevedo coordenou o momento das trocas dos textos dos participantes, sendo que nesse momento, os mesmos tiveram que ler e corrigir os textos que receberam de acordo com as explicações e apontamentos anteriores.
4º momento: para finalizar, de maneira coletiva, as bolsistas orientaram que cada bolsista PIBID ajudasse um bolsista PIBIC EM a reescrever seu texto com base nas explicações e apontamentos anteriores e também, nos apontamentos dos colegas.
Assim, depois da avaliação de todos os participantes, a atividade foi finalizada com sucesso. Para a coordenadora do Sub-Projeto PIBID Ciências Sociais, Tânia Welter, “O aprendizado é constante e nós aprendemos muito mais quando ensinamos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário