terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Participação no Seminário Cem Anos de Egon Schaden

Integrantes do PIBID Ciências Sociais de Chapecó participaram do Seminário Cem Anos de Egon Schaden que foi realizado nos dias 25 e 26 do mês de julho de 2013 no município de São Bonifácio, estado de Santa Catarina.
O seminário foi proposto pela Associação Brasileira de Antropologia e teve como objetivo homenagear o antropólogo catarinense Egon Schaden e sua família, promover uma reflexão sobre a sua obra e registrar a memória do centenário do nascimento. A organização do seminário foi da Prefeitura Municipal de São Bonifácio, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS e da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
O Seminário reuniu atividades científicas, técnicas e artístico culturais:
  1. Lançamento da Comenda São Bonifacence Egon Francisco Willibald Schaden, criada pela Câmara de Vereadores de São Bonifácio.
  2. Lançamento de um documentário sobre os irmãos de Egon Schaden, produzido pela Universidade Federal de Santa Catarina e dirigido pela antropóloga Carmem Rial.
  3. Mesa Redonda 1: “Encontro de culturas – imigrantes alemães e população indígena na Encosta da Serra Geral”. Participaram da mesa: Bartomeu Meliá s.j. (padre Jesuíta e linguista espanhol radicado no Paraguai), Toni Vidal Jochem (historiador nativo da Encosta da Serra Geral especializado em imigração alemã) e Maria Dorothéa Post Darella (antropóloga e integrante do corpo docente da Licenciatura Itercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica-UFSC).
  4. Mesa Redonda 2: “Egon Schaden – vida, obra e memória”. Participaram da mesa: Antônio Cândido (crítico literário, sociólogo e grande amigo de Egon Schaden – participou à distância com o recurso de depoimento gravado em São Paulo pelos organizadores do evento), João Baptista Borges Pereira (antropólogo e professor emérito da Universidade de São Paulo), Roque de Barros Laraia (antropólogo e professor emérito da Universidade de Brasília), Julio Cézar Melatti (antropólogo e professor emérito da Universidade de Brasília) e Carmem Sílvia Moraes Rial (antropóloga e presidente da Associação Brasileira de Antropologia/ABA – coordenadora da mesa).
  5. Apresentações artísticas e manifestação das tradições locais. A cidade de São Bonifácio brindou a população presente e os visitantes com a apresentação de obras artísticas e folclóricas por parte de diferentes grupos organizados sediados no município: Grupo Acordes e Melodia; Grupo Leine Tänzer; Grupo Freunde und Liebe; Coral Santa Cecília
O evento também contou com a participação dos familiares de Egon Schaden, que na oportunidade foram também homenageados com a entrega da comenda Egon Schaden pela Câmara de Vereadores de São Bonifácio.



A participação dos bolsistas PIBID e outros acadêmicos da UFFS neste seminário foi possível graças ao apoio financeiro da universidade e da organização do evento. Em São Bonifácio receberam toda a estrutura de hospedagem e alimentação necessária, o que agradou a todos. Em suma este evento histórico proporcionou diálogos, aprendizados e experiências únicas, que sem dúvida alguma contribuíram para a formação de seus participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário