segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PIBID Ciências Sociais da UFFS – Campus Chapecó promove sarau em escola

Nem a chuva espantou a animação. Numa noite de descontração e cultura, estudantes da Escola Marechal Bormann, pibidianos de Ciências Sociais e professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó compartilharam sorrisos, músicas, poesias. Foi o “Sarau das Humanas”, na noite de quinta-feira (5), evento que fechou a interação dos acadêmicos com os estudantes da escola nesse período de Pibid Ciências Sociais.
As músicas levantaram o público. Com um repertório bem variado, os estudantes da UFFS – Campus Chapecó Jaques de Toledo, Maico Junior Magri e Marília Bianchi estiveram no palco durante boa parte do tempo. A apresentação ficou por conta de outro acadêmico, Dionatan Plens.
A desenvoltura também partiu do público. Com um palco democrático, alunos da escola também usaram o espaço para mostrar seus talentos. E quem estava assistindo também deu show: cantaram alto, levantaram as mãos, aplaudiram muito.

Fechamento de um ciclo

Embora os pibidianos ainda tenham relatórios e atividades de conclusão, o Sarau foi o momento de finalizar a interação com os estudantes da escola. A avaliação desse período de um ano e meio de ações, tanto da coordenadora do Pibid Ciências Sociais e professora da UFFS – Campus Chapecó, Tânia Welter, quanto do professor supervisor na escola, Tarcísio Brighenti, dos acadêmicos e dos alunos do Marechal Bormann é bastante positiva.
Para Tânia, isso foi visível quando alunos que não participaram de determinada atividade reivindicavam ter a mesma oportunidade dos colegas. Como as ações eram feitas em turnos e horários diferentes, não era possível fazer tudo com todos.
Segundo ela, a atuação do Pibid consistiu em trabalhar questões das Ciências Sociais de maneira lúdica, com a intenção final de tornar os alunos mais autônomos, cidadãos mais emancipados. “Tentamos mostrar que é possível estar na escola e aprender de forma prazerosa”, ressalta.
Brighenti aponta que o Pibid Ciências Sociais na escola Marechal Bormann foi positivo para todos os sujeitos envolvidos. “As atividades ajudaram a dinamizar as aulas. Isso foi bom para estudantes, bolsistas e para o professor, já que contribui para nossa própria formação”.
A bolsista Ivanir Fatima Be, da sexta fase do curso, participou dos 16 meses do Pibid. Conforme ela, no contato com os estudantes foi importante mostrar a eles que é possível cursar o ensino superior e falar sobre a UFFS. Ivanir aponta que o ganho pessoal foi imensurável. “Me desenvolvi no curso, me capacitei. Fiquei fascinada pela sala de aula. E fizemos ações que não são difíceis de fazer, mas que causam muito impacto na escola”. Além disso, Ivanir comentou que das atividades surgiu um artigo acadêmico, mas que a professora Tânia está estimulando os dez pibidianos a escreverem e submeterem novos artigos de todas as ações na escola.
Bruna Dara de Oliveira, de 17 anos, está no segundo ano do Ensino Médio. Participou de uma dramatização sobre as relações afetivas na escola. De acordo com a aluna, a partir disso foi possível discutir o preconceito na escola. Outro debate sobre o tema teve a produção de podcast.

Sobre o Pibid Ciências Sociais

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Ciências Sociais teve o objetivo de “incentivar, qualificar e inserir licenciandos em Ciências Sociais da UFFS – Campus Chapecó no cotidiano escolar, criando oportunidades de participação e intervenção em experiências e práticas docentes. Além disso, objetivava propiciar uma qualificação teórico-metodológica e ambiente para reflexão sobre processos educacionais e o ensino de Sociologia junto a outros/as licenciandos, docentes e especialistas”.


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