Nem
a chuva espantou a animação. Numa noite de descontração e
cultura, estudantes da Escola Marechal Bormann, pibidianos de
Ciências Sociais e professores da Universidade Federal da Fronteira
Sul (UFFS) – Campus Chapecó compartilharam sorrisos, músicas,
poesias. Foi o “Sarau das Humanas”, na noite de quinta-feira (5),
evento que fechou a interação dos acadêmicos com os estudantes da
escola nesse período de Pibid Ciências Sociais.
As
músicas levantaram o público. Com um repertório bem variado, os
estudantes da UFFS – Campus Chapecó Jaques de Toledo, Maico Junior
Magri e Marília Bianchi estiveram no palco durante boa parte do
tempo. A apresentação ficou por conta de outro acadêmico, Dionatan
Plens.
A
desenvoltura também partiu do público. Com um palco democrático,
alunos da escola também usaram o espaço para mostrar seus talentos.
E quem estava assistindo também deu show: cantaram alto, levantaram
as mãos, aplaudiram muito.
Fechamento
de um ciclo
Embora
os pibidianos ainda tenham relatórios e atividades de conclusão, o
Sarau foi o momento de finalizar a interação com os estudantes da
escola. A avaliação desse período de um ano e meio de ações,
tanto da coordenadora do Pibid Ciências Sociais e professora da UFFS
– Campus Chapecó, Tânia Welter, quanto do professor supervisor na
escola, Tarcísio Brighenti, dos acadêmicos e dos alunos do Marechal
Bormann é bastante positiva.
Para
Tânia, isso foi visível quando alunos que não participaram de
determinada atividade reivindicavam ter a mesma oportunidade dos
colegas. Como as ações eram feitas em turnos e horários
diferentes, não era possível fazer tudo com todos.
Segundo
ela, a atuação do Pibid consistiu em trabalhar questões das
Ciências Sociais de maneira lúdica, com a intenção final de
tornar os alunos mais autônomos, cidadãos mais emancipados.
“Tentamos mostrar que é possível estar na escola e aprender de
forma prazerosa”, ressalta.
Brighenti
aponta que o Pibid Ciências Sociais na escola Marechal Bormann foi
positivo para todos os sujeitos envolvidos. “As atividades ajudaram
a dinamizar as aulas. Isso foi bom para estudantes, bolsistas e para
o professor, já que contribui para nossa própria formação”.
A
bolsista Ivanir Fatima Be, da sexta fase do curso, participou dos 16
meses do Pibid. Conforme ela, no contato com os estudantes foi
importante mostrar a eles que é possível cursar o ensino superior e
falar sobre a UFFS. Ivanir aponta que o ganho pessoal foi
imensurável. “Me desenvolvi no curso, me capacitei. Fiquei
fascinada pela sala de aula. E fizemos ações que não são difíceis
de fazer, mas que causam muito impacto na escola”. Além disso,
Ivanir comentou que das atividades surgiu um artigo acadêmico, mas
que a professora Tânia está estimulando os dez pibidianos a
escreverem e submeterem novos artigos de todas as ações na escola.
Bruna
Dara de Oliveira, de 17 anos, está no segundo ano do Ensino Médio.
Participou de uma dramatização sobre as relações afetivas na
escola. De acordo com a aluna, a partir disso foi possível discutir
o preconceito na escola. Outro debate sobre o tema teve a produção
de podcast.
Sobre
o Pibid Ciências Sociais
O
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Ciências Sociais teve o objetivo de “incentivar, qualificar e
inserir licenciandos em Ciências Sociais da UFFS – Campus Chapecó
no cotidiano escolar, criando oportunidades de participação e
intervenção em experiências e práticas docentes. Além disso,
objetivava propiciar uma qualificação teórico-metodológica e
ambiente para reflexão sobre processos educacionais e o ensino de
Sociologia junto a outros/as licenciandos, docentes e especialistas”.
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