terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS PROMOVE segunda etapa do INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

 Foi realizada no último dia 10 de julho a segunda etapa do projeto “Intercâmbio de estudantes de ensino médio” organizado por bolsistas de iniciação à docência em Ciências Sociais (PIBID/CAPES/ UFFS, Chapecó) e coordenado pelos docentes Tânia Welter e Tarcísio Brighenti. O objetivo deste projeto foi promover o contato e troca de experiências entre estudantes e docentes de escolas rurais e urbanas de Santa Catarina. A primeira etapa do projeto foi realizada em março deste ano quando cinqüenta e cinco estudantes da EEB Marechal Bormann, acompanhados dos integrantes do Sub Projeto PIBID Ciências Sociais e dos bolsistas de iniciação científica no ensino médio (Projeto “Antropologia, Educação e Diversidade” - UFFS/CNPq) passaram o dia conhecendo o cotidiano de estudantes e agricultores de assentamentos rurais de Abelardo Luz. Após diversas atividades e troca de cartas entre os estudantes, foi a vez de quarenta estudantes e docentes das escolas EEB Semente da Conquista e EEB Paulo Freire (Abelardo Luz) conhecer o cotidiano de estudantes de três escolas urbanas de Chapecó, entre elas, a escola anfitriã (EEB Marechal Bormann).
Em Chapecó, o grupo realizou as seguintes atividades: conheceu o cotidiano escolar da EEB Marechal Bormann através de atividades organizadas pelos docentes da escola, Tarcisio Brighenti e Camila Pelegrini; almoçou no Restaurante Popular (Bandejão); fez uma visita aos pontos turísticos do centro de Chapecó; conheceu a unidade da UFFS (Bom Pastor) onde foram recepcionados pelo pró-reitor de pesquisa e pós graduação, Joviles Trevisol e realizou uma visita guiada; conheceu a nova unidade da UFFS em Guatambu e dialogou com estudantes e docentes da UFFS e de três escolas de Chapecó.



O intercâmbio de estudante e docentes oriundos de realidades socioeconômicas distintas possibilitou a ambos ampliar seus conhecimentos e desmistificar idéias preconceituosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário