terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Refletindo sobre o rural com estudantes de Iniciação Científica Junior

No dia 02 de abril de 2013, os bolsistas Rafael Fernando Lewer e Dionata Luiz Plens da Luz (PIBID Ciências Sociais – CAPES), realizaram um evento com objetivo de refletir sobre as diferenças entre a vida no contexto rural e urbano com estudantes e bolsistas de iniciação científica no ensino médio (PIBIC EM/UFFS/CNPq). A atividade foi realizada em três momentos: 01. Exibição do documentário “Sem Perder a Ternura” (Brasil Plural, 2012); 02. Debate sobre o documentário e as problemáticas da vida e da educação no contexto rural; 03. Produção textual sobre as diferenças entre a vida no contexto urbano e rural.
O documentário “Sem Perder a Ternura” retrata a trajetória da família do bolsista Dionata, que é integrante do movimento de trabalhadores rurais sem-terra e uma das mais de 1500 beneficiadas pelo Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (INCRA). Esta família participou da criação dos assentamentos rurais em Abelardo Luz e região, onde se concentra a maior parte dos projetos de assentamento do estado de Santa Catarina.

Diferente de seus pais, que nasceram e viveram partes de suas vidas na periferia de uma pequena cidade de Santa Catarina, Dionata nasceu no assentamento rural, onde estudou e atuou como liderança jovem, o que o habilitou a realizar as provas seletivas e acessar a Universidade Federal da Fronteira Sul como acadêmico no curso de Ciências Sociais. O documentário mostra que este jovem inspirou-se em seu irmão, já graduado e hoje professor em escola rural e também em seus pais, que concluíram sua formação escolar já adultos e residindo em assentamento rural. 



          Além de explicitar que a educação escolar das crianças, jovens e adultos é prioridade nos projetos do movimento de trabalhadores sem terra, este documentário revela a bem sucedida experiência educacional de Dionata. 
           O documentário explicita também as preocupações com a sobrevivência e o contraste com o mundo rural observadas por este jovem quando chegou, para estudar, ao centro urbano de Chapecó, estado de Santa Catarina. 
               Assistir o documentário Sem Perder a Ternura, refletir e produzir um texto sobre as diferenças entre o educação nos contextos rurais e urbanos com estudantes e bolsistas de iniciação científica no ensino médio de Chapecó foi uma experiência muito rica para ambos os estudantes. Para os bolsistas PIBIC EM, foi uma possibilidade de esclarecer e aprofundar a reflexão sobre experiência vivida em março de 2013 quando realizaram uma visita junto com outros cinqüenta e cinco estudantes e docentes da EEB Marechal Bormann à diversos assentamentos rurais de Abelardo Luz e à EEB Semente da Conquista onde Dionata estudou. Para os bolsistas PIBID Ciências Sociais foi uma oportunidade de realizar uma ação docente, coordenar uma atividade e promover uma importante reflexão e diálogo com estudantes de ensino médio.

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