sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

GINCANA SOCIOLÓGICA movimenta escola de Chapecó

   Nos meses de novembro e dezembro de 2013 foi realizada a Gincana sociológica envolvendo uma turma de primeiro ano do ensino médio da EEB Marechal Bormann. A gincana foi proposta e coordenada pelos/as bolsistas Rafael Fernando Lewer, Dionata Luiz Plens da Luz, Ivanir Fátima Be, Maico Júnior Magri e Sandra Naysinger Mariano, apoio de Tânia Welter e do professor Tarcísio Brighenti. O objetivo principal da gincana foi promover espaços de ensino-aprendizagem de conteúdos das Ciências Sociais utilizando estratégias lúdicas, competição e brincadeiras.
   A Gincana Sociológica foi realizada durante quatro semanas e teve quatro etapas. Todas as tarefas foram elaboradas de modo a que estudantes do primeiro ano do ensino médio matutino tivessem contato com temáticas e autores das Ciências Sociais tratados na disciplina de Sociologia. Na primeira etapa, ocorrida em 13 de novembro, ocorreu a apresentação das regras da gincana, formação das equipes (06), definição dos nomes das equipes e dos gritos de guerras e atividades de reconhecimento dos autores (nome das equipes) e de integração. 

Registro da primeira etapa realizada por Tânia Welter

   Na segunda etapa, ocorrida em 20 de novembro, as equipes foram desafiadas a responder perguntas sobre conteúdos sociológicos realizando tarefas lúdicas e desportivas como corrida do ovo, corrida da corda, formação de estrela, entre outras. A seguir registro de nome de equipe e grito de guerra feito por Tânia Welter.


   Na terceira etapa, ocorrida em 27 de novembro, a temática foi gênero e se criou espaços para que estudantes aplicassem as teorias aprendidas anteriormente através da produção de textos, peças teatrais e paródias. A seguir registro do momento da apresentação de uma peça teatral.


   A quarta e última etapa, realizada no dia 04 de dezembro, foi um momento de revisão de conteúdo, avaliação final e premiação. As tarefas objetivaram retomar os conteúdos da gincana utilizando a brincadeira “Torta na Cara”. Nesta etapa ocorreu também a premiação de todas as equipes. A seguir registro de um momento desta etapa e também da equipe organizadora feitos por Tânia Welter. 


 





















 
    Uma aluna de 15 anos afirmou que a gincana possibilitou uma experiência que será guardada pelo resto da sua vida. “Aqui aprendemos a vencer o preconceito e descobrimos que é possível estudar e se divertir ao mesmo tempo”, afirmou esta.
   Para os bolsistas, coordenadores do projeto, esta foi uma oportunidade de ter mais contato com conteúdos e autores das Ciências Sociais; ter contato mais próximo com estudantes e profissionais da educação atuantes da escola; experiência de coordenação de atividade; oportunidade de trabalho coletivo, entre outros aspectos.

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