quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Participação em encontro sobre identidades trans

Integrantes do PIBID de Ciências Sociais de Chapecó (Tarcisio Brighenti, Rafael Fernando Lewer e Leandra Batista de Azevedo), participaram do IV Trans Day - Seminário Transfobia, Cidadania e Identidade Trans NIGS realizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 29 e 30 de outubro de 2013. O evento teve como objetivo “ampliar a reflexão científica e o debate sobre a patologização das identidades trans”, tendo como enfoque os dilemas e paradoxos que envolvem esta patologização, “tanto no plano subjetivo quanto em nas implicações sociais e políticas”. O evento foi organizado de forma a possibilitar uma troca de saberes entre a universidade, movimentos sociais e Estado, visando contribuir para o respeito à cidadania de indivíduos trans e grupos sociais, “através da implementação de políticas públicas inovadoras no campo do gênero e das sexualidades”.
Durante o evento foram realizadas as seguintes rodas de conversa: 01. Ativismo trans: repercussões das lutas no Brasil; 02. Desafios da educação superior no fortalecimento da cidadania trans e 03. Violências e transfobia. 



Uma das coisas que mais chamou a atenção foi a resistência de docentes e instituições de ensino em não aceitar indivíduos com identidade trans. Outro aspecto a ressaltar é que o primeiro lugar das violências contra pessoas trans é a casa. Muitas trans necessitam abandonar a família e se submetem a correr riscos nas ruas para assumir sua identidade trans e transformar o corpo. Na rua sofrem violências diversas de clientes, cafetinas e mesmo da polícia, que deveria proteger cidadãos.
Durante o evento foi produzido coletivamente um manifesto visual pela despatologização das identidades trans. Abaixo uma imagem desta produção, disponível em http://www.trans-day-nigs-2013.com/.


No dia 29 de outubro ocorreu a apresentação do espetáculo teatral "Andróginos", de Porto Alegre, que discute as normas binárias de gêneros.
Os participantes do encontro avaliaram que a discussão sobre identidades trans é fundamental na formação docente. Acredita-se que uma formação qualificada possibilitará a promoção de respeito a quaisquer identidades e apoio a criação de políticas públicas inclusivas, especialmente para as escolas, que é um dos lugares onde se pratica recorrentemente a exclusão de pessoas trans.

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