Integrantes
do PIBID de Ciências Sociais de Chapecó (Tarcisio Brighenti,
Rafael Fernando Lewer e Leandra Batista de
Azevedo), participaram do
IV
Trans Day
- Seminário
Transfobia, Cidadania e Identidade Trans
NIGS
realizado no Centro
de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC), nos dias 29 e 30 de outubro de 2013. O evento teve
como objetivo “ampliar a reflexão científica e o debate sobre a
patologização das identidades trans”, tendo como enfoque os
dilemas e paradoxos que envolvem esta patologização, “tanto no
plano subjetivo quanto em nas implicações sociais e políticas”.
O evento foi organizado de forma a possibilitar uma troca
de saberes entre a universidade, movimentos sociais e Estado, visando
contribuir para o respeito à cidadania de indivíduos trans e grupos
sociais, “através da implementação de políticas públicas
inovadoras no campo do gênero e das sexualidades”.
Durante o evento
foram realizadas as seguintes rodas de conversa: 01. Ativismo trans:
repercussões das lutas no Brasil; 02. Desafios da educação
superior no fortalecimento da cidadania trans e 03. Violências e
transfobia.
Foto
disponível em: http://www.trans-day-nigs-2013.com/
Uma
das coisas que mais chamou a atenção foi a resistência de docentes
e instituições de ensino em não aceitar indivíduos com identidade
trans. Outro aspecto a ressaltar é que o primeiro lugar das
violências contra pessoas trans é a casa. Muitas trans necessitam
abandonar a família e se submetem a correr riscos nas ruas para
assumir sua identidade trans e transformar o corpo. Na rua sofrem
violências diversas de clientes, cafetinas e mesmo da polícia, que
deveria proteger cidadãos.
Durante
o evento foi produzido coletivamente um manifesto visual pela
despatologização das identidades trans. Abaixo uma imagem desta
produção, disponível em
http://www.trans-day-nigs-2013.com/.
No
dia 29 de outubro ocorreu a apresentação do espetáculo teatral
"Andróginos", de Porto Alegre, que discute as normas
binárias de gêneros.
Os
participantes do encontro avaliaram que a discussão sobre
identidades trans é fundamental na formação docente. Acredita-se
que uma formação qualificada possibilitará a promoção de
respeito a quaisquer identidades e apoio a criação de políticas
públicas inclusivas, especialmente para as escolas, que é um dos
lugares onde se pratica recorrentemente a exclusão de pessoas trans.
Imagem
disponível em
http://www.trans-day-nigs-2013.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário