sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Produção Educacional: Oficina Corpo Cultural

PRODUÇÃO EDUCACIONAL
Oficina: Corpo Cultural
Adaptada por: Tânia Welter

Tema: diversidade cultural

Orientações: O tema da oficina é diversidade cultura. O objetivo principal é explicitar a presença da diversidade a partir dos participantes envolvidos, além de provocar uma reflexão a respeito da formação destes aspectos e estimular o respeito as diferenças.

Material necessário: Papel craft, canetas hidrocor coloridas, fita adesiva, tesoura.

Tempo de duração mínimo: 90 minutos

Metodologia: A equipe, o tema da oficina e a metodologia a ser aplicada devem ser apresentados antes de iniciar a atividade. Na seqüência, desafia-se os participantes a compor um “Corpo Cultural”. Esta dinâmica é composta pelas seguintes etapas: 1) solicitar um voluntário para deitar num pedaço de papel craft e outro para desenhar o contorno de seu corpo (tamanho natural); 2) a mesma pessoa ou outra deve fazer uma cópia deste corpo, ou seja, haverá duas figuras humanas copiadas em papel a partir do mesmo modelo; 3) solicitar a cada participante que escolha e recorte uma parte de um dos corpos desenhados, de forma a todos terem uma parte deste; 4) encaminhar os participantes numa reflexão pessoal a respeito de sua trajetória familiar e individual a partir de questões norteadoras. A cada questão formulada, deve-se solicitar que os participantes sigam as orientações, ou seja, que respondam as questões silenciosamente, escrevendo ou desenhando na parte do corpo recortada. A linguagem e profundidade das questões devem estar adaptadas à idade dos participantes; 5) ao final de todas as questões respondidas, solicita-se que o grupo sente em círculo e cada participante socialize as respostas contando sua trajetória religiosa. Ao final de cada apresentação, a produção (parte do corpo) deve ser colada no segundo corpo desenhado. Aos poucos, o corpo que estava no formato de desenho, vai sendo completado com textos, desenhos e, de certa forma, de “vida”. A diversidade vai sendo explicitada na forma oral e visual, ao mesmo tempo; 6) quando todos tiverem falado e o corpo estiver preenchido com as histórias relatadas, solicita-se ao grupo que reflita sobre o conjunto do corpo: o que ele explicita? Como podemos utilizar esta imagem para pensar a coletividade – na escola, na comunidade, na família, no país? Quais são as diversidades que se conhece e que foram explicitadas na atividade? Como ela se manifesta nas relações sociais? Como ela é percebida pelas pessoas?

Aplicável para estudantes e educadores: de qualquer série ou idade (máximo 20 pessoas).

Questões norteadoras: devem estar adaptadas à idade dos participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário