MATÉRIA jornalística sobre esta participação:
UFFS discute “A Sociologia na Escola” em evento no Rio de Janeiro
Qua, 03 de Outubro de 2012
Estudantes e professores do curso de Ciências Sociais dos campi Erechim e Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participaram, entre os dias 28 e 30 de setembro, do 3º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (Ensoc). O evento, realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus da Praia Vermelha, reuniu professores, estudantes e pesquisadores do ensino de Sociologia em mesas-redondas, grupos de trabalho, oficinas pedagógicas e apresentação de posteres em torno do tema “A Sociologia na Escola: políticas públicas, ensino e formação”.
Representaram a UFFS cerca de 40 estudantes, além dos professores do Campus Chapecó, Tânia Welter e Tarcísio Brighenti (supervisor do Pibid/Sociologia), e do Campus Erechim, Thiago Ingrassia Pereira (professor de estágio docente do curso de Ciências Sociais e vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - Abecs).
Vivência estudantil
Além de participarem como ouvintes, alguns acadêmicos fizeram apresentação de posteres. Estudantes de Ciências Sociais do Campus Erechim apresentaram o pôster intitulado “Sociologia no Ensino Médio: experiências do PIBID na Escola Érico Veríssimo”, fruto do trabalho que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFFS – Campus Erechim/Sociologia vem desenvolvendo junto à Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, sob a coordenação do professor Clovis Schmitt Souza.
O trabalho desenvolvido pelo PIBID Ciências Sociais de Chapecó também rendeu a apresentação do poster “Projeto de iniciação a docência em Sociologia (PIBID/CAPES – UFFS)”.
Para a professora Tânia, o contato com estudantes de outras instituições e estados, professores universitários e da educação básica, pesquisadores, produções acadêmicas foi, sem dúvida, fundamental na formação dos atuais e futuros docentes de Sociologia da UFFS. “A viagem proporcionou também o encontro e troca entre estudantes de Ciências Sociais de dois Campi (Chapecó e Erechim), convivência e oportunidade de reflexão sobre os problemas sociais enfrentados em outros contextos, neste caso o Rio de Janeiro, e uma experiência de deslocamento e lazer”, destacou a docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário